12.03 – 10h às 13h

Oficina – Caminhar de Volta pra Rua: derivas possíveis em tempos de distanciamento social – 1º encontro

Com Coletivo Teatro Dodecafônico

Ao longo de sua pesquisa na rua, o Coletivo Teatro Dodecafônico desenvolveu práticas para experimentar um “estado de corpo errante”, criando procedimentos e táticas para se perder, relacionados ao aguçamento dos sentidos e à ideia de jogo no espaço urbano. Como é voltar para a rua em meio ao distanciamento social? Como habitar a rua em meio a uma pandemia? Que outros estados corporais se cria neste momento singular? Como são esses corpos errantes? O que pode um corpo na cidade hoje? Com tais perguntas em mente, o Coletivo irá propor  práticas de deriva individuais para que cada um realize durante o tempo do encontro, em sua própria cidade. Cada deriva é organizada em um programa de ação, a partir de instruções objetivas, que propõem uma série de estímulos para que cada derivante crie seu próprio caminho. As derivas também propõem registros e coletas de materiais, como desenho, foto ou áudio. Ao retornar da caminhada, voltamos ao ambiente online para juntos realizar uma escrita automática e trocar impressões das experiências.

Cada participante deverá seguir os protocolos de segurança (como uso de máscara) e distanciamento social pertinentes à cidade.

Esta oficina acontecerá na plataforma ZOOM em três encontros (12,13 e 14 de Março) — para participar desta atividade é necessária a inscrição pelo link até dia 05 de março. Máximo de 20 participantes.

[ Clique para se inscrever ]

SOBRE:

O Coletivo Teatro Dodecafônico é um conjunto de artistas de várias áreas – teatro, dança, música, performance e artes visuais -, sediados na cidade de São Paulo. Cria, desde 2008, a partir de provocações e estímulos transdisciplinares. Desde 2014 o Coletivo tem se dedicado a um trabalho de pesquisa no ambiente urbano, investigando ações fundadas no caminhar como prática estética e política. Sintetiza esta pesquisa no Projeto Deriva Dodecafônica: errar é urbano, que resultou em trabalhos em diferentes suportes: exposições, publicações, performances, intervenções urbanas e audiotous. Foi contemplado pela 19ª edição do Fomento ao Teatro, pelo edital de Produções Inéditas do SESI, pelo Edital de Mediação em Arte e Cidadania Cultural do Centro Cultural São Paulo e recebeu o Prêmio Funarte de Artes de Rua. Realizou apresentações em vários SESCs de São Paulo e do Brasil, intervenções urbanas em Buenos Aires e em duas edições do Festival Danzafuera de La Plata, na Argentina.

 

@coletivododecafonico
https://www.instagram.com/coletivododecafonico/?hl=pt-br
https://coletivoteatrododecafonico.com/