12.03

DIA 2 – PATRIMÔNIO E IDENTIDADE: NARRATIVAS DE INSTITUCIONALIDADE E INSURGÊNCIA

12.03 - 10h às 13h

Oficina – Caminhar de Volta pra Rua: derivas possíveis em tempos de distanciamento social - 1º encontro

Com Coletivo Teatro Dodecafônico

Ao longo de sua pesquisa na rua, o Coletivo Teatro Dodecafônico desenvolveu práticas para experimentar um “estado de corpo errante”, criando procedimentos e táticas para se perder, relacionados ao aguçamento dos sentidos e à ideia de jogo no espaço urbano. Como é voltar para a rua em meio ao distanciamento social? Como habitar a rua em meio a uma pandemia? Que outros estados corporais se cria neste momento singular? Como são esses corpos errantes? O que pode um corpo na cidade hoje? Com tais perguntas em mente, o Coletivo irá propor  práticas de deriva individuais para que cada um realize durante o tempo do encontro, em sua própria cidade. Cada deriva é organizada em um programa de ação, a partir de instruções objetivas, que propõem uma série de estímulos para que cada derivante crie seu próprio caminho. As derivas também propõem registros e coletas de materiais, como desenho, foto ou áudio. Ao retornar da caminhada, voltamos ao ambiente online para juntos realizar uma escrita automática e trocar impressões das experiências.

Cada participante deverá seguir os protocolos de segurança (como uso de máscara) e distanciamento social pertinentes à cidade.

Esta oficina acontecerá na plataforma ZOOM em três encontros (12,13 e 14 de Março) — para participar desta atividade é necessária a inscrição pelo link até dia 05 de março. Máximo de 20 participantes.

[ Clique para se inscrever ]



SOBRE:

O Coletivo Teatro Dodecafônico é um conjunto de artistas de várias áreas - teatro, dança, música, performance e artes visuais -, sediados na cidade de São Paulo. Cria, desde 2008, a partir de provocações e estímulos transdisciplinares. Desde 2014 o Coletivo tem se dedicado a um trabalho de pesquisa no ambiente urbano, investigando ações fundadas no caminhar como prática estética e política. Sintetiza esta pesquisa no Projeto Deriva Dodecafônica: errar é urbano, que resultou em trabalhos em diferentes suportes: exposições, publicações, performances, intervenções urbanas e audiotous. Foi contemplado pela 19ª edição do Fomento ao Teatro, pelo edital de Produções Inéditas do SESI, pelo Edital de Mediação em Arte e Cidadania Cultural do Centro Cultural São Paulo e recebeu o Prêmio Funarte de Artes de Rua. Realizou apresentações em vários SESCs de São Paulo e do Brasil, intervenções urbanas em Buenos Aires e em duas edições do Festival Danzafuera de La Plata, na Argentina.

 

@coletivododecafonico
https://www.instagram.com/coletivododecafonico/?hl=pt-br
https://coletivoteatrododecafonico.com/

 

12.03 - 10h às 12h

Oficina – O Lugar Que é Meu (público infantil)

Com Camila Sawaia, Ursula Troncoso e Vanessa Espínola

O objetivo da oficina é validar o espaço e a voz das crianças e garantir que elas também tenham espaço de participação e representação. Busca-se trabalhar a memória afetiva e o pertencimento das infâncias em um contexto repleto de privações, recuperando os lugares secretos, os cantinhos de afeto e todas as camadas de encontros que o viver a cidade proporciona. Será uma exploração dos lugares que perdemos durante a pandemia, mas também um espaço para expressar aquilo que sentem falta para, em seguida, construirmos coletivamente uma cidade onde eles possam se ver, representando os lugares que são deles.

Esta oficina acontecerá na plataforma ZOOM: para participar desta atividade é necessário inscrição pelo link até dia 05/março. Limite máximo de participantes: 15 crianças entre 8 e 12 anos.

[ Clique para se inscrever ]

SOBRE:

Camilla Sawaia é  pedagoga pelo Instituto Singularidades e Arquiteta e Urbanista pela FAU-USP, é cofundadora do coletivo CoCriança, que busca ressignificar junto com as crianças os espaços de brincar na cidade. Foi bolsista para realização de pesquisa na Universidade Politécnica da Catalunya sobre um plano da prefeitura de Barcelona. Trabalha como educadora em um espaço de educação infantil e pesquisa a relação entre a criança e a cidade. Integrante do GT Cidade, Criança e Juventude do IAB-SP. Em 2018, co-organizou o I Seminário Onde Estão as Crianças na Cidade. http://cocrianca.com.br/

Ursula Troncoso é arquiteta e urbanista com pós-graduação na Universidade Politécnica da Catalunha, estudou Mobilidade e Primeira Infância (CECIP-RJ), e Espaços de Aprendizagem Outdoor para Primeira Infância (NLI - North Carolina State University). Membro fundador do GT Cidade, Infâncias e Juventudes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP). Coordenadora de Educação Urbana do Instituto A Cidade Precisa de Você. Consultora da Fundação Bernard van Leer, organização holandesa que advoga por cidades amigas das crianças, no programa Urban95 Brasil. Comanda o Ateliê Navio, escritório de arquitetura focado em espaços de aprendizagem. https://www.atelienavio.com/

Vanessa Espínola é designer generalista e mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP. Fez parte do grupo responsável pela implementanção dos Parklets no Brasil. Com experiência em processo de cocriação com crianças, é co-fundadora do projeto Bambolê Oficinas, que tem por objetivo levar o conhecimento em design sustentável e cidadania ativa para o público infantil, de maneira lúdica e divertida. É integrante do Instituto a Cidade Precisa de Você e tem pesquisado práticas participativas do público infantil e jovem para a construção de cidades mais justas e democráticas. www.vanessaespinola.com.br


12.03 - 16h30 às 18h

RODA 1: Monumentos, Ruas E Museus

Com o Coletivo Coletores (Tebas/Rememória), Giselle Beiguelman (Monumento Nenhum), Mauro Neri (Veracidade), Renato Cymbalista (Guia Dos Lugares Difíceis), Luís Felipe Abbud (mediação do Instituto A Cidade Precisa de Você)

Qual a forma pela qual as memórias são produzidas e protegidas na cidade? Qual o lugar da memória e do olhar para ela dentro do cotidiano urbano? Esta roda de conversa procura tensionar a visão do patrimônio, da arte e da história como objetos a serem resguardados, criando um debate sobre a produção social das estéticas da memória e do esquecimento no espaço público. 

Acompanhe a roda de conversa pelo nosso canal do YouTube

12.03 - 18h às 19h30

RODA 2: Patrimônio Imaterial Como Narrativa E Identidade

Com Camila Cardoso Ribeiro (Quilombaque), David Popygua (Jaraguá é Guarani), André Komatsu e Ding Musa (Ali: Leste), Marcella Arruda (mediação do Instituto A Cidade Precisa de Você)

Como preservar algo que é vivo? Como valorizar e incentivar as tradições, as paisagens e os modos de vida? Nesta roda, será discutido o processo contínuo e fluido de construção e transformação da paisagem em sua interação entre ambiente, experiência e vivência a partir do caso do Território de Interesse da Cultura e da Paisagem (TICP) de Jaraguá/Perus. Os TICPs são um instrumento urbano para pensar e preservar potências culturais, sociais, históricas e ambientais de diferentes regiões de São Paulo, criado a partir de pontos de interesse e valor e da articulação da comunidade para preservá-los. Neste sentido, a proposta é explorar o patrimônio, o território, a população e sua ocupação, como elementos indissociáveis, discutindo as formas como diferentes comunidades podem ressignificar e representar sua cidade. 

Acompanhe a roda de conversa pelo nosso canal do YouTube

12.03 - 20h às 21h

RODA 3: Provocações - Mapas Cognitivos para a Nova Vida na Cidade

Com Natália Garcia (A Nova Cidade) e Karen Martini (mediação do Instituto A Cidade Precisa de Você)

Como nossos percursos na cidade marcam e delineiam nossas próprias formas de viver e ver o mundo, e em consequência, nossa forma de ver e sentir a nós mesmos? A partir de mapeamentos cognitivos e autoreflexões, Natália Garcia nos conduzirá em uma busca por compreender como a cidade nos molda, e como a moldamos. Nesta vivência, será possível enxergar como os hábitos gravados em nossas redes neurais refletem as estruturas consolidadas da cidade – e enxergar também caminhos práticos para moldar uma nova formas de vida na cidade.

Esta Provocação acontecerá na plataforma ZOOM: para participar desta atividade é necessário inscrição pelo link até dia 05/março. Limite  máximo de 25 participantes.

[ Clique para se inscrever ]

12.03 - 20h às 21h

RODA 4: Provocações - E.CO.CIDADE: Criando Outras Narrativas A Partir Do Território

Com Andrea Muner (E.CO.CIDADE), Euler Sandeville (TICP Jaraguá/Perus) e Camila Sawaia (mediação do Instituto A Cidade Precisa de Você)

Através do projeto E.CO.CIDADE, serão apresentadas iniciativas cidadãs de melhoria urbana na região da Brasilândia, zona norte da cidade de São Paulo. O projeto envolve a articulação e divulgação de personagens do território que contribuem para o desenvolvimento sustentável. A iniciativa almeja a política do Território de Interesse da Cultura e da Paisagem, TICP, já regulamentado na cidade de São Paulo na região de Jaraguá/Perus, Zona Norte, e na região da Paulista/Luz, no centro da cidade. Será discutido como podem ser criados novos TICPs: utilizando este mecanismo urbanístico para se apropriar, preservar e reinventar territórios, ativando suas potências.

Esta Provocação acontecerá na plataforma ZOOM: para participar desta atividade é necessário inscrição pelo link até dia 05/março. Limite  máximo de 25 participantes.

[ Clique para se inscrever ]

12.03 - 21h às 22h

Projeção mapeada: CEU Inácio Monteiro - Love CT - Cidade Tiradentes

com Coletivo Coletores

Serão realizadas pelo coletivo Coletores quatro intervenções com videoprojeção mapeada na cidade de São Paulo, as quais ocorrerão em quatro locais diferentes da cidade: Zona Leste, Zona Norte, Noroeste e Centro. Os conteúdos buscam dialogar com os temas de patrimônio, invisibilidades e participação, e fazem parte do repertório visual que o Coletores vem imprimindo na paisagem da cidade nos últimos anos. Tratam das relações entre arte, tecnologia e direito à cidade, pensando o tecido urbano como suporte de democratização de expressões artísticas que podem funcionar como alternativa aos espaços tradicionais da arte.

Acompanhe a videoprojeção nosso canal do YouTube