Edições Anteriores

O Festival A Cidade Precisa se Você, que está na terceira edição e acontecerá do dia 11 à 14 de Março de 2021 de forma virtual, sempre buscou o debate sobre diferentes e novas formas de pensar a cidade coletivamente.

Na sua primeira edição em 2017, o Festival trouxe os conceitos de Inovação, Democracia e Diversidade na Cidade como tema. Em parceria com a organização Pakhuis de Zwijger, o festival gerou provocações ao redor do fomento de iniciativas cidadãs de inovação social. A partir deste objetivo, foi realizada a exposição “Fazendo Junto: outras cidades possíveis”, trazendo um mapeamento de iniciativas de inovação social em São Paulo e Amsterdam e levantando questões como: Quem é o dono da cidade? Como garantir que a cidade seja nossa?

Em 2018, a segunda edição do Festival teve como tema o “Pensar sobre formas de se construir brincando uma cidade educadora”. Esta edição é decorrente de um processo de quatro meses de imersão no Jardim Damasceno, realizando mapeamentos dos desejos e necessidades, trabalhando com ativações culturais, ações de regeneração ambiental e oficinas com escolas da região no Parque Linear do Canivete, celebrando a trajetória trilhada até então. O II Festival A Cidade Precisa de Você contou com o workshop Gambiarra Lab, onde foram pensadas e realizadas coletivamente intervenções para melhoria do Parque. O dia de encerramento foi repleto de atividades culturais e lúdicas, proporcionando um espaço para trocar saberes e pensamentos sobre a cidade a partir do coletivo. Além de atividades como oficinas de tecnologias ambientais, rodas de conversa sobre a gestão compartilhada de parques e a relação dos rios com a cidade, cinema e uma peça de teatro traduziram para públicos de todas as idades a importância de fazer a cidade de forma coletiva e com consciência e responsabilidade ambiental, de forma ecológica e integrada.