13.03

DIA 3 – RESISTÊNCIAS E INVISIBILIDADES: DIREITO À CIDADE, PROTAGONISMO E PERTENCIMENTO

13.03 - 10h às 13h

Oficina - Caminhar de Volta pra Rua: derivas possíveis em tempos de distanciamento social - 2º encontro

Com Coletivo Dodecafônico

Segundo dia da oficina Caminhar de Volta pra Rua: derivas possíveis em tempos de distanciamento social, onde os participantes darão continuidade as atividades realizadas no primeiro encontro.

saiba mais sobre a oficina

13.03 - 10h às 12h

Oficina - Dança e Expressão Corporal

Com ODEC

Esta oficina propõe abrir espaço de experiência e aprofundamento do ser-em-comum. Através de práticas artísticas e comunitárias, o movimento e a convivência são utilizadas como ferramentas para o desenvolvimento humano e a expressão artística. A intervenção convida a participação para perceber e exercitar a escuta do corpo através do movimento espontâneo. Dessa forma, o público se torna participante da experiência a partir do afeto e do afetamento: das práticas de acolhimento, do encontro com o outro e com o espaço e do movimento artístico. Potencialidades de consciência se abrem. Vivemos o corpo como ferramenta de resistência aos bloqueios sociais tornando-o disposto e disponível para ir além do seu próprio território e produzir memórias afetivas de estar em comum e de existir.

Esta Oficina acontecerá na plataforma ZOOM: para participar desta atividade é necessário inscrição pelo link até dia 05/março. Máximo de 30 participantes.

[ Clique para se inscrever ]



SOBRE:

A ODEC - Oficina de Dança e Expressão Corporal é um projeto de dança existente há 19 anos. O coletivo tem como objetivo criar espaço para uma pesquisa pessoal de autoconhecimento a partir da percepção do corpo e através do movimento. Chamamos, assim, de "Dança Conectiva", investigando a conexão do EU: CONSIGO, com o OUTRO e com o MUNDO.

O grupo surgiu no contexto da luta antimanicomial, em 2001, como desdobramento do Coral Cênico Cidadãos Cantantes - encontro que já realizava atividades desde 1992. Buscando a promoção de saúde, por meio da inclusão e acesso a cultura e saúde pública, a atividade oferece um ambiente de troca e transformação pessoal através da arte, auto percepção e de uma vivência em grupo pautada na escuta do corpo e do ambiente. 

Sendo um espaço de livre expressão, há um câmbio de técnicas artísticas e vivências pessoais. 

Atualmente, a ODEC é um coletivo autogestionado.

http://odecsp.yolasite.com/ 
https://www.facebook.com/odec.sp/ 
https://www.instagram.com/odec_sp/

13.03 - 16h30 às 18h

RODA 5: Presenças Invisibilizadas: Multiplicidades E Performatividades

Com Helcio Beuclair (Arouchianos), Eliane Caffé (Era o Hotel Cambridge), Nós Artivistas e Fernanda Tosta (mediação do Instituto A Cidade Precisa de Você)

Como nosso corpo é lido no espaço e como lemos outros corpos através do nosso? Conseguimos deslocar essa perspectiva? Como a opressão se perpetua pela cidade e como podemos encontrar formas coletivas de combatê-la? A partir da presença, da luta e da conquista por representatividade, grupos historicamente invisibilizados marcam e reinventam a cidade e os espaços públicos. Tornam-se visíveis no meio de um campo político que oculta os sofrimentos e esconde os corpos que sofrem. Entendem estar no espaço do coletivo o reconhecimento necessário, a partir do qual podem se criar comunidades de pertencimento e espaço para outras subjetividades. Reunidos, lutam também performativamente contra a moralidade individualizante, da dor que não se coletiviza nem se politiza.

Acompanhe a roda de conversa pelo nosso canal do YouTube

13.03 - 18h às 19h30

RODA 6: Ocupação: Corpo, Terra E Pertencimento

Com Evellyn Corrêa (Espaço CITA), Thalita Duarte (Ocupação Canhoba), Vilma Martins (Mulheres do GAU), Zana Oliveira (Ilê Asè Odé Ibùalámo), Maytê Coelho e Talitha Rodrigues (mediação do Instituto A Cidade Precisa de Você)

"Território: nosso corpo nosso espírito”. Entender o que significa ocupar o próprio corpo, cuidando das relações com as quais está imbricado. Que corpo é este, que lugar ele ocupa, a qual corpo coletivo ele pertence? Lutar pelo direito de plantar, criar, brincar, cuidar de si, dos outros e do lugar que habitamos juntas. Lutar pelo direito de ocupar seu tempo e seu espaço.

Acompanhe a roda de conversa pelo nosso canal do YouTube

13.03 - 20h às 21h

RODA 7: Provocações - Assessoria Técnica Para Iniciativas Cidadãs

Com Andrea Muner, José Augusto Vieira de Aquino, Karen Martini, Marcella Arruda e Maytê Coelho (membros do Instituto A Cidade Precisa de Você)

Como legitimar o direito às múltiplas existências que já ocupam espaços de liberdade na cidade, mas que são marginalizados ou invisibilizados? Espaço para um momento de troca de tecnologias e conhecimentos sobre a regularização de espaços comunitários na cidade, olhando para ocupações culturais, hortas comunitárias, praças e parques, ocupações de moradia, ruas de lazer.

Esta Provocação acontecerá na plataforma ZOOM: para participar desta atividade é necessário inscrição pelo link até dia 05/março. Limite  máximo de 25 participantes.

[ Clique para se inscrever ]

13.03 - 21h às 22h

Projeção mapeada: Comunidade Cultural Quilombaque - Ocupação Casa do Hip Hop Perus

com Coletivo Coletores

Serão realizadas pelo coletivo Coletores quatro intervenções com videoprojeção mapeada na cidade de São Paulo, as quais ocorrerão em quatro locais diferentes da cidade: Zona Leste, Zona Norte, Noroeste e Centro. Os conteúdos buscam dialogar com os temas de patrimônio, invisibilidades e participação, e fazem parte do repertório visual que o Coletores vem imprimindo na paisagem da cidade nos últimos anos. Tratam das relações entre arte, tecnologia e direito à cidade, pensando o tecido urbano como suporte de democratização de expressões artísticas que podem funcionar como alternativa aos espaços tradicionais da arte.

Acompanhe a videoprojeção nosso canal do YouTube