14.04

DIA 4 – FUTUROS POSSÍVEIS: COMO PODEMOS CONSTRUIR CIDADES DE UMA FORMA DIFERENTE?

14.03 - 10h às 13h

Oficina – Caminhar de Volta pra Rua: derivas possíveis em tempos de distanciamento social - 3º encontro

Coletivo Teatro Dodecafônico

Terceiro dia da oficina Caminhar de Volta pra Rua: derivas possíveis em tempos de distanciamento social, onde os participantes darão continuidade as atividades realizadas no primeiro encontro. saiba mais sobre a oficina

14.04 - 10h às 12h30

Oficina - BIP/ZIP: Jogo Fórum Urbano

Com a Associação Locals

Como utilizar experiências e metodologias de intervenção local já testadas e desenvolvidas para solucionar problemas urbanos na escala do território? Nesta oficina te convidamos a jogar conosco o jogo de idéias Fórum Urbano. Em cinco salas, cada uma focada em uma cidade de diferentes regiões do Brasil, e com uma diferente problemática em mente, a Associação Locals, em parceria com o Instituto A Cidade Precisa de Você, vai facilitar a elaboração de estratégias coletivas e territorializadas em torno destes objetivos. Serão contempladas as salas São Paulo, Recife, Belém, Porto Alegre e Brasília.

O Fórum Urbano se originou de um mapeamento de todos os projetos realizados através do programa BIP/ZIP da prefeitura de Lisboa, através do qual agentes de territórios prioritários podiam submeter propostas à municipalidade e conseguir financiamento para transformar estes territórios. A partir desse levantamento foi criado um manual de ferramentas de co-criação de projetos de desenvolvimento local de base comunitária, que tomou a forma de um jogo de ideias para surgimento ou fortalecimento de iniciativas.

Esta Oficina acontecerá na plataforma ZOOM e prevê a participação ativa de todos os presentes. Para participar desta atividade é necessário inscrição pelo link até dia 05/março, caso tenha se inscrito e não puder participar, pedimos que nos avise com antecedência. Limite máximo de 5 participantes.

[ Clique para se inscrever ]



SOBRE:

A Associação LOCALS, um grupo multidisciplinar, pretende fomentar o desenvolvimento territorial, ambiental, paisagístico, cultural e socioeconómico sustentável – através da concretização de ideias de base local para a qualificação, dinamização e valorização das pessoas e do território nas suas múltiplas dimensões e escalas. A missão da associação LOCALS se assenta em três pilares de intervenção: transformação (regeneração), conhecimento (informação) e participação (integração). Assim a associação pretende acrescentar valor, fortalecer, valorizar e dinamizar os locais e contextos em que intervém.

14.03 - 15h30 às 16h15

RODA 8: Lançamento Livro Fazer Juntos

Com Laura Sobral (autora do livro e cofundadora do Instituto A Cidade Precisa de Você) e Marina Regis (mediação)

Será possível fazermos juntos outra cidade - justa, inclusiva, diversa? Quais estratégias precisamos para implementar esse desejo por uma democracia de fato participativa? Fazer Juntos é um livro que discute ferramentas para a co-governança de espaços públicos e estratégias para uma gestão de bairros inclusiva. O livro, inicialmente lançado pela ZKU Press em 2019 e agora traduzido para o português, é um resultado da pesquisa de Laura Sobral como uma fellow do The German Chancellor Fellowship for tomorrow's leaders – Alexander von Humboldt Foundation. Leia ou faça o download do livro no site do Instituto A Cidade Precisa de Você. https://www.acidadeprecisa.org/fazerjuntos Acompanhe a roda de conversa pelo nosso canal do YouTube

14.03 - 16h30 às 18h

RODA 9: Subverter Por Dentro: Carta Às Prefeituras

Com Carol Guimarães (Rede Nossa SP/Pacto de Cidades Mais Justas e integrante do Instituto A Cidade Precisa de você), Lucas Nassar (Rede Brasileira de Urbanismo Colaborativo), Ana Paula Bruno (Ministério do Desenvolvimento Regional), Sarah Habersack (ANDUS) e Marcella Arruda (mediação Instituto A Cidade Precisa de Você).

Como podemos influenciar os centros de poder? Como podemos ter voz e nos organizar para participar da tomada de decisões, acordos, priorizações, direções da nossa cidade? Pensando nisso, a Rede Brasileira de Urbanismo Colaborativo convida para refletirmos como podemos criar um ecossistema de colaboração para gerir nossas cidades e apresenta a Carta Às Prefeituras.

Acompanhe a roda de conversa pelo nosso canal do YouTube

14.03 - 18h às 19h30

RODA 10: Regenerar Pelas Bordas: Arte na Cidade

Com Ana Carolina Martins (Visionários da Quebrada), Isabela Umbuzeiro (Incomuns), Jaison Lara (Ecoativa), Junior Koche (Cidades Afetivas) e Fabian Alonso (mediação Instituto A Cidade Precisa de Você).

A borda é essencialmente o lugar do encontro: do embate, da disputa, da negociação, do atrito, mas também da inovação, da experimentação e da recriação. Como a arte criada nos contextos de borda e periferia (geográfica, simbólica, do poder e do saber) pode apontar caminhos para a regeneração da cidade e da sociedade no tempo em que vivemos?

Acompanhe a roda de conversa pelo nosso canal do YouTube

14.03 - 20h às 21h30

RODA 11: Provocação de Encerramento: Memórias Para Um Porvir

Com Barão di Sarno, Fabíola Bergamo e Karen Martini (membros do Instituto A Cidade Precisa de Você).

O que fica dos encontros, das conversas, dos aprendizados? Quais lugares no nosso encontro recriaram o significado da cidade para você? Como direcionar aquilo que te afeta para uma realizar uma ação política, crítica e criativa para construir o futuro da sua cidade?

Esta Provocação acontecerá na plataforma ZOOM: para participar desta atividade é necessário inscrição pelo link até dia 05/março. Limite máximo de 60 participantes.

[ Clique para se inscrever ]

14.03 - 21h às 22h

Projeção mapeada: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - Vila Nova Cachoeirinha

com Coletivo Coletores

Serão realizadas pelo coletivo Coletores quatro intervenções com videoprojeção mapeada na cidade de São Paulo, as quais ocorrerão em quatro locais diferentes da cidade: Zona Leste, Zona Norte, Noroeste e Centro. Os conteúdos buscam dialogar com os temas de patrimônio, invisibilidades e participação, e fazem parte do repertório visual que o Coletores vem imprimindo na paisagem da cidade nos últimos anos. Tratam das relações entre arte, tecnologia e direito à cidade, pensando o tecido urbano como suporte de democratização de expressões artísticas que podem funcionar como alternativa aos espaços tradicionais da arte.

Acompanhe a videoprojeção nosso canal do YouTube