Oficinas

12 à 14.03 - 10h às 13h

Oficina – Caminhar de Volta pra Rua: derivas possíveis em tempos de distanciamento social

Com Coletivo Teatro Dodecafônico

Ao longo de sua pesquisa na rua, o Coletivo Teatro Dodecafônico desenvolveu práticas para experimentar um “estado de corpo errante”, criando procedimentos e táticas para se perder, relacionados ao aguçamento dos sentidos e à ideia de jogo no espaço urbano. Como é voltar para a rua em meio ao distanciamento social? Como habitar a rua em meio a uma pandemia? Que outros estados corporais se cria neste momento singular? Como são esses corpos errantes? O que pode um corpo na cidade hoje? Com tais perguntas em mente, o Coletivo irá propor  práticas de deriva individuais para que cada um realize durante o tempo do encontro, em sua própria cidade. Cada deriva é organizada em um programa de ação, a partir de instruções objetivas, que propõem uma série de estímulos para que cada derivante crie seu próprio caminho. As derivas também propõem registros e coletas de materiais, como desenho, foto ou áudio. Ao retornar da caminhada, voltamos ao ambiente online para juntos realizar uma escrita automática e trocar impressões das experiências.

Cada participante deverá seguir os protocolos de segurança (como uso de máscara) e distanciamento social pertinentes à cidade.

Esta oficina acontecerá na plataforma ZOOM em três encontros (12,13 e 14 de Março) — para participar desta atividade é necessária a inscrição pelo link até dia 05 de março. Máximo de 20 participantes.

[ Clique para se inscrever ]



SOBRE:

O Coletivo Teatro Dodecafônico é um conjunto de artistas de várias áreas - teatro, dança, música, performance e artes visuais -, sediados na cidade de São Paulo. Cria, desde 2008, a partir de provocações e estímulos transdisciplinares. Desde 2014 o Coletivo tem se dedicado a um trabalho de pesquisa no ambiente urbano, investigando ações fundadas no caminhar como prática estética e política. Sintetiza esta pesquisa no Projeto Deriva Dodecafônica: errar é urbano, que resultou em trabalhos em diferentes suportes: exposições, publicações, performances, intervenções urbanas e audiotous. Foi contemplado pela 19ª edição do Fomento ao Teatro, pelo edital de Produções Inéditas do SESI, pelo Edital de Mediação em Arte e Cidadania Cultural do Centro Cultural São Paulo e recebeu o Prêmio Funarte de Artes de Rua. Realizou apresentações em vários SESCs de São Paulo e do Brasil, intervenções urbanas em Buenos Aires e em duas edições do Festival Danzafuera de La Plata, na Argentina.

 

@coletivododecafonico
https://www.instagram.com/coletivododecafonico/?hl=pt-br
https://coletivoteatrododecafonico.com/

 

12.03 - 10h às 12h

Oficina – O Lugar Que é Meu (público infantil)

Com Camila Sawaia, Ursula Troncoso e Vanessa Espínola

O objetivo da oficina é validar o espaço e a voz das crianças e garantir que elas também tenham espaço de participação e representação. Busca-se trabalhar a memória afetiva e o pertencimento das infâncias em um contexto repleto de privações, recuperando os lugares secretos, os cantinhos de afeto e todas as camadas de encontros que o viver a cidade proporciona. Será uma exploração dos lugares que perdemos durante a pandemia, mas também um espaço para expressar aquilo que sentem falta para, em seguida, construirmos coletivamente uma cidade onde eles possam se ver, representando os lugares que são deles.

Esta oficina acontecerá na plataforma ZOOM: para participar desta atividade é necessário inscrição pelo link até dia 05/março. Limite máximo de participantes: 15 crianças entre 8 e 12 anos.

[ Clique para se inscrever ]

SOBRE:

Camilla Sawaia é  pedagoga pelo Instituto Singularidades e Arquiteta e Urbanista pela FAU-USP, é cofundadora do coletivo CoCriança, que busca ressignificar junto com as crianças os espaços de brincar na cidade. Foi bolsista para realização de pesquisa na Universidade Politécnica da Catalunya sobre um plano da prefeitura de Barcelona. Trabalha como educadora em um espaço de educação infantil e pesquisa a relação entre a criança e a cidade. Integrante do GT Cidade, Criança e Juventude do IAB-SP. Em 2018, co-organizou o I Seminário Onde Estão as Crianças na Cidade. http://cocrianca.com.br/

Ursula Troncoso é arquiteta e urbanista com pós-graduação na Universidade Politécnica da Catalunha, estudou Mobilidade e Primeira Infância (CECIP-RJ), e Espaços de Aprendizagem Outdoor para Primeira Infância (NLI - North Carolina State University). Membro fundador do GT Cidade, Infâncias e Juventudes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP). Coordenadora de Educação Urbana do Instituto A Cidade Precisa de Você. Consultora da Fundação Bernard van Leer, organização holandesa que advoga por cidades amigas das crianças, no programa Urban95 Brasil. Comanda o Ateliê Navio, escritório de arquitetura focado em espaços de aprendizagem. https://www.atelienavio.com/

Vanessa Espínola é designer generalista e mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP. Fez parte do grupo responsável pela implementanção dos Parklets no Brasil. Com experiência em processo de cocriação com crianças, é co-fundadora do projeto Bambolê Oficinas, que tem por objetivo levar o conhecimento em design sustentável e cidadania ativa para o público infantil, de maneira lúdica e divertida. É integrante do Instituto a Cidade Precisa de Você e tem pesquisado práticas participativas do público infantil e jovem para a construção de cidades mais justas e democráticas. www.vanessaespinola.com.br


13.03 - 10h às 12h

Oficina - Dança e Expressão Corporal

Com ODEC

Esta oficina propõe abrir espaço de experiência e aprofundamento do ser-em-comum. Através de práticas artísticas e comunitárias, o movimento e a convivência são utilizadas como ferramentas para o desenvolvimento humano e a expressão artística. A intervenção convida a participação para perceber e exercitar a escuta do corpo através do movimento espontâneo. Dessa forma, o público se torna participante da experiência a partir do afeto e do afetamento: das práticas de acolhimento, do encontro com o outro e com o espaço e do movimento artístico. Potencialidades de consciência se abrem. Vivemos o corpo como ferramenta de resistência aos bloqueios sociais tornando-o disposto e disponível para ir além do seu próprio território e produzir memórias afetivas de estar em comum e de existir.

Esta Oficina acontecerá na plataforma ZOOM: para participar desta atividade é necessário inscrição pelo link até dia 05/março. Máximo de 30 participantes.

[ Clique para se inscrever ]



SOBRE:

A ODEC - Oficina de Dança e Expressão Corporal é um projeto de dança existente há 19 anos. O coletivo tem como objetivo criar espaço para uma pesquisa pessoal de autoconhecimento a partir da percepção do corpo e através do movimento. Chamamos, assim, de "Dança Conectiva", investigando a conexão do EU: CONSIGO, com o OUTRO e com o MUNDO.

O grupo surgiu no contexto da luta antimanicomial, em 2001, como desdobramento do Coral Cênico Cidadãos Cantantes - encontro que já realizava atividades desde 1992. Buscando a promoção de saúde, por meio da inclusão e acesso a cultura e saúde pública, a atividade oferece um ambiente de troca e transformação pessoal através da arte, auto percepção e de uma vivência em grupo pautada na escuta do corpo e do ambiente. 

Sendo um espaço de livre expressão, há um câmbio de técnicas artísticas e vivências pessoais. 

Atualmente, a ODEC é um coletivo autogestionado.

http://odecsp.yolasite.com/ 
https://www.facebook.com/odec.sp/ 
https://www.instagram.com/odec_sp/

14.04 - 10h às 12h30

Oficina - BIP/ZIP: Jogo Fórum Urbano

Com a Associação Locals

Como utilizar experiências e metodologias de intervenção local já testadas e desenvolvidas para solucionar problemas urbanos na escala do território? Nesta oficina te convidamos a jogar conosco o jogo de idéias Fórum Urbano. Em cinco salas, cada uma focada em uma cidade de diferentes regiões do Brasil, e com uma diferente problemática em mente, a Associação Locals, em parceria com o Instituto A Cidade Precisa de Você, vai facilitar a elaboração de estratégias coletivas e territorializadas em torno destes objetivos. Serão contempladas as salas São Paulo, Recife, Belém, Porto Alegre e Brasília.

O Fórum Urbano se originou de um mapeamento de todos os projetos realizados através do programa BIP/ZIP da prefeitura de Lisboa, através do qual agentes de territórios prioritários podiam submeter propostas à municipalidade e conseguir financiamento para transformar estes territórios. A partir desse levantamento foi criado um manual de ferramentas de co-criação de projetos de desenvolvimento local de base comunitária, que tomou a forma de um jogo de ideias para surgimento ou fortalecimento de iniciativas.

Esta Oficina acontecerá na plataforma ZOOM e prevê a participação ativa de todos os presentes. Para participar desta atividade é necessário inscrição pelo link até dia 05/março, caso tenha se inscrito e não puder participar, pedimos que nos avise com antecedência. Limite máximo de 5 participantes.

[ Clique para se inscrever ]



SOBRE:

A Associação LOCALS, um grupo multidisciplinar, pretende fomentar o desenvolvimento territorial, ambiental, paisagístico, cultural e socioeconómico sustentável – através da concretização de ideias de base local para a qualificação, dinamização e valorização das pessoas e do território nas suas múltiplas dimensões e escalas. A missão da associação LOCALS se assenta em três pilares de intervenção: transformação (regeneração), conhecimento (informação) e participação (integração). Assim a associação pretende acrescentar valor, fortalecer, valorizar e dinamizar os locais e contextos em que intervém.