FUMAÇA ANTIFASCISTA

 

Fumaça Antifascista/divulgação

 

Fumaça Antifascista feita no Cerrado Infinito, projeto do artista Daniel Caballero, que propõe a recriação de uma paisagem de cerrado dentro de uma área urbana pública. Vídeo: Fumaça Antifascista/divulgação


 

O sinal de fumaça, de comunicação entre os povos primevos, ressurge pelas mãos dos artistas ativistas para congregar todos os que lutam contra os regimes autoritários e obscurantistas que destroem as conquistas do passado, a vida presente e a esperança no futuro. 

Em maio de 2020, pipocaram em diversas capitais brasileiras atos de torcidas organizadas, autointituladas antifascistas. Grupos de torcedores foram para as ruas na tentativa de conter o movimento de carreatas bolsonaristas, que, naquele momento, quando a pandemia deixou muita gente recolhida em casa, acirravam o jogo de forças entre o Executivo e os demais Poderes, inclusive com ameaças de fechamento do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional. 

Como grupo de artistas ativistas, “vínhamos acalentando o desejo de voltar a atuar nas ruas”, e a ação das torcidas serviu de inspiração. “Percebemos que as bombas de fumaça, geralmente usadas por torcedores nos estádios, poderiam servir ao combate”. Além disso, a fumaça tem o poder de amplificar a presença dos corpos, compensando as ausências impostas pela pandemia. 

Prestes a completar um ano desde a primeira fumaça antifascista, a urgência de ocupar a cena pública permanece. O desafio atual da ação é mobilizar novos focos de fumaça, fazendo saber que qualquer pessoa que deseje posicionar-se contra o fascismo pode fazer a sua. “Convidamos todos a produzir fumaças antifascistas e a postar as imagens em suas redes sociais ou repostar as que já estão na Internet. Você pode comprar kits de fumaça em lojas de fogos de artifício ou produzi-las em casa. Veja a receita.

Ao postar, o grupo pede para colocar as hashtags #fumaçaantifa e #fumaçaantifascista, além de usar, no mínimo, uma fumaça preta e uma fumaça vermelha. Atenção: não mude as cores. Entenda porquê. Qualquer dúvida, envie uma mensagem aqui. 

 

 

Receitas

 

Pá pum: passo a passo da Fumaça Antifascista ou veja abaixo como fazer

Foto: Fumaça Antifascista/divulgação