NÓS ARTIVISTAS

 

 

Vídeo: Nós Artivistas/divulgação


 

É condição inerente à arte testemunhar seu momento e trazer indagações à luz do presente. Seus agentes, por sua vez, oferecem respostas que devem estar à altura dos questionamentos impostos por uma realidade conturbada em todas as partes do mundo.

Na esteira da crise política, social, econômica, sanitária e cultural brasileira surgem novas articulações, configurações e formas de ação de grupos artísticos, que buscam, pela via estética, gerar reflexões e posicionamentos, ocupando os espaços públicos e virtuais. 

Vídeo: Nós Artivistas/divulgação


 

O resultado desta nova maneira de agir e pensar são produções artísticas dotadas de um trabalho contínuo de conscientização e crítica. Trata-se de ações essenciais na busca de sensibilizar o público a se engajar em um processo de resistência ante o eclipse reacionário e retrógrado que vivemos.  

Neste cenário, emerge o coletivo Nós Artivistas, que se descreve como movimento civil, transitório e pontual de manifestações artísticas na cidade, com temas sociais, históricos e urgentes. 

Vídeo: Nós Artivistas/divulgação


 

Criado em 2019 por artistas e produtores culturais, atua, neste momento, pintando o asfalto com palavras e frases de impacto em escala urbana. Apropriando-se da linguagem das redes sociais, usa em suas intervenções hashtags gigantes para mobilizar on e offline. Sem limitação de temas e fórmulas engessadas de expressão, as manifestações artísticas são organizadas por meio de convocações públicas, divulgadas emposts em seu perfil do Instagram, com hora e local da intervenção.

O modo como o Nós Artivistas atua possibilita que qualquer pessoa se junte às ações, configurando atos únicos com participação rotativa e voluntária e de troca coletiva permanente de causas e lutas.